Esse já é um post que quero fazer faz tempo, mas é tão chato que estava enrolando.
Mas como esta semana esse tem sido meu principal tema de pensamentos, conversações, problemas, estresses e expectativas resolvi finalmente escrever. Quem sabe também possa ajudar outras pessoas a não passarem por isso.
Para poder trabalhar na Argentina é necessário ter um documento chamado CUIL. Que pode ser emitido em um ou dois dias através de um órgão chamado ANSES. Bem simples. Mas para emitir esse documento é necessário ter alguns outros documentos, entre eles é necessário estar radicado aqui.
Radicar se na Argentina significa dizer oficialmente ao governo argentino que você está morando aqui.
Para isso é necessário marcar uma data pelo site para levar todos os documentos.
O site é: www.migraciones.gov.ar
Ou por um telefone local : 5222 7117 ou 4317 0234 e escolher a opção: solicitud de turno
No dia do seu turno você deve levar os seguintes documentos:
- Certificado de Domicílio ( que para emitir basta ir a Delegacia de polícia mais próxima da sua casa - se chama Comisaria - mostrar seu passaporte pagar $ 10,00 (pesos) que eles levam na sua casa no dia seguinte)
- Identidade (cópia e original)
RG, passaporte, certificado de nacionalidade com foto actual
- Papel de ingresso no país que você recebe no aeroporto
- Certificado de antecedentes criminais do Brasil autenticado pelo consulado Brasileiro da Argentina
(esse certificado tem que ser o federal, que pode ser impresso pelo site www.dpf.gov.br ou pessoalmente em qualquer delegacia da polícia federal da sua cidade natal, pessoalmente ou alguém com uma procuração, e isso demora normalmente 15 dias para sair)
- Certificado de antecedentes criminais da Argentina
(que deve ser retirado pessoalmente no centro de migração - av Antártida Argentina 1355, info@migraciones.gov.ar, www.migraciones.gov.ar e custa de 26 a 40 pesos)
- Duas fotos 4X4 coloridas e actuais
- Pagar uma taxa de $ 300,00 (pesos) em dinheiro
O turno demora uns 3 meses para ser marcado, então se você está vindo para cá já marque o turno pela internet. E se você perde o dia do turno, ou não leva os documentos necessários terá que esperar outro turno, ou seja, mais uns 2 ou 3 meses.
Isso talvez aconteça comigo... por que infelizmente eu não sabia que o antecedentes criminais brasileiro tinha que ser na polícia federal, e infelizmente não consegui emitir pela internet, então meu Santo pai foi até uma delegacia em São Paulo e fez o pedido, mas ele será emitido na data posterior ao meu turno por aqui, então ainda não sei o que farei...
Se alguém tiver alguma sugestão aceito.
O que tentarei fazer é ir com meu atestado de antecedentes comum, autenticado pelo consulado brasileiro, e se não aceitarem peço para marcar um turno mais próximo, ver se eles ficam com uma peninha de mim e me ajudam.
Se não também tentarei emitir o CUIL somente com meu atestado de residência, de repente dá certo...
Mas tudo isso é pra contar como essa semana já tem sido louca....
Marina, o atestado de antecedentes penais do Brasil pode ser tirado no Consulado.. Nao sei se ainda tá em tempo o comentário... Olhe no site do Consulado..
ResponderExcluir