terça-feira, 20 de abril de 2010

La Bomba Del Tiempo

Ontem a noite fomos num lugar chamado Espacio Konex, na Calle Sarmiente, 3131, a 10 quadras da nossa casa.
Toda segunda feira a noite, começando cedo, as 20:00, tem uma apresentação de uma banda de percussão chamada La Bomba Del Tiempo.

E nós, acho que brasileiros em geral, como "não gostamos" de percussão, dançamos umontão.
O lugar é um espaço cultural, então é um galpão enorme, com partes a céu aberto e outras com teto.
Todo de concreto, com uma escada gigante no centro, de ferro pintada de amarelo, da uma cara bem descolada meio hippie ao lugar.
O tipo de gente que foi era bem "Vera Cruz", mas a diferença era que quase todos os homens eram lindo.

Antes do show começar teve uma espécie de show de abertura, que eu e a La supomos serem os alunos, aprendizes da banda oficial.
Eles tocavam no chão, fora do palco, o que deixa eles no mesmo nível que a platéia. Bom para ver melhor e bom para dançar melhor.
Mas nessa hora ninguém dançava. Estranho, pensamos.
As 20:00 em ponto terminou essa banda e a banda oficial subiu no palco. Eram uns 13 homens, todos de calça e regata de tecido de roupa de esporte, vermelhas com listras negras, cada um com um instrumento de percussão, mas ao longo do show iam revezando, ou seja, todos tocavam tudo. E bem.
Banda de abertura

Tinha uma espécie de maestro. Ele ficava no centro, de costas pra platéia, e antes de começarem fazia uma sequência de sinais com os dedos, parecendo aqueles sinais de surfista que sai em foto sabe? E assim ia dizendo o que cada setor da banda tocava, que tipo de batida, e ao longo da música ia mudando as batidas e os ritmos. Improvisavam a música ao mesmo tempo que tocavam. Isso era tão inacreditável!
Imagine o maestro, que tem que escutar a batida e o ritmo do momento, inventar o próximo, comandar e tudo tem que sair lindo. E sai! Lindo!
La Bomba Del Tiempo

Fiquei impressionada com a qualidade. E senti uma diferença bem grande entre as batucadas brasileiras e  esta. As brasileiras sempre tem um toquezinho de samba no fundo, essa não tinha, assim acabávamos dançando mais parecido com as danças africanas do que com samba. Instintivamente.

E ainda por cima sabem qual foi a grande sorte? Essa segunda feira foi a penúltima que eles tocam, vão tocar na próxima e depois param por dois meses! Imagina se eu perco?

3 comentários:

  1. Próximo destino meu em Buenos Aires: Bomba del Tiempo às segundas... é assim... o Denis me contou, a Karina me contou, a minha irma foi e contou... e a irma da menina que mora aqui comigo, tambem foi - com a karina, o denis e a moana, por sinal.... e bom... me deu uma invejinha já... :-)

    ResponderExcluir
  2. hahaha
    adorei!
    vem q a gente vai juntas!
    é a sua cara, vc ia amar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ma, que pena que não fomos, o Zé toca muito bem diferentes instrumentos de percussão,até cuica,,ele ia gostar.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.